O que é o RCS?
- Pinkle
- 15 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
As mensagens de texto foram introduzidas pela primeira vez nos telefones celulares há mais de 30 anos, mas, infelizmente, não evoluíram muito desde então.

A tecnologia Short Messaging Service (SMS) que usamos hoje é praticamente a mesma do final da década de 1990 e nem sequer tentou acompanhar serviços como o iMessage da Apple e aplicativos de terceiros como Facebook Messenger e WhatsApp.
Se isso tivesse acontecido, talvez nem tivéssemos visto esses outros serviços de mensagens assumirem o domínio. Eles existem em parte para atender necessidades que não foram atendidas pelo SMS e até mesmo pela sua expansão posterior para Multimedia Messaging Service (MMS). Essas tecnologias não acompanharam os tempos, pois não têm suporte para mensagens ainda mais longas e imagens de alta resolução, muito menos recibos de leitura, reações e indicadores de digitação, todos recursos padrão nos aplicativos de mensagens atuais.
Somente nos últimos anos é que um verdadeiro sucessor das mensagens antigas das operadoras começou a se consolidar. Já faz muito tempo, mas o Rich Communication Services (RCS) agora promete resolver muitas das limitações arcaicas do SMS/MMS. A parte mais complicada é como o RCS se compara ao SMS e MMS e o que esse cenário de mensagens em mudança significa para os usuários de iPhone e Android, sem mencionar aqueles que ainda usam telefones flip da velha guarda.