Tipos de vitrines
- Pinkle
- 15 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
A vitrine não é somente o espaço onde o produto é colocado com visibilidade para a parte externa da loja. Observe que vários espaços da loja podem ser considerados vitrine, pois são neles onde ocorrem trocas mais freqüentes de mercadoria e onde são criadas exposições diferenciadas.

• Frontal ou plana – possui vidro que divide a loja e a calçada, é chamada de vitrine de fachada.
• Pode ser: aberta: quando possui piso, teto e laterais. não possui fundo; fechada: quando possui piso, teto, laterais e fundo.
• Vitrine plana com entrada recuada – o cliente percorre um caminho passando por toda a vitrine até chegar à entrada da loja.
• Entrada em forma de hall – este tipo de vitrine convida o cliente a participar da loja. Sua área é bem maior que as restantes.
• Corredor – pode estar localizada ao longo da entrada da loja ou em suas laterais, podendo o estabelecimento ter mais de uma.
• Central ou “ilha” – permite a visualização dos produtos por todos os lados. Esta vitrine pode ter várias alturas, que vão depender do tamanho dos produtos e do espaço que a loja dispõe.
• De canto ou de esquina – duplica o ângulo de visão, e por isso os produtos devem ser expostos levando-se em consideração todos esses ângulos.
• Nicho – vitrines pequenas como se fossem molduras sobre os produtos, têm pouca profundidade e podem ter iluminação própria.
• Balcão – trata-se de um balcão com altura próxima à cintura, utilizado para expor produtos pequenos. Pode ser utilizado até mesmo o balcão de atendimento.
• Prateleira – é uma vitrine para expor produtos pequenos. A loja emprega o uso de prateleiras para poder expor a maior quantidade de produtos em um pequeno espaço. Podem ser móveis, fixas ou pendentes.
• Gôndola – usada mais freqüentemente em supermercados, farmácias, lojas de material de construção, lojas de ferramentas ou em lojas que trabalham com corredores de mercadorias e aproveitam as pontas de gôndola para expor os produtos que exigem um destaque maior.
• Painel – são vitrines simples, planas e com pouca profundidade servem para expor produtos tanto na vitrine frontal como no interior da loja.
• Display – serve como expositor e até mesmo como vitrine. Geralmente é desenvolvido com mais cuidado, pois também deve passar alguma informação ou mensagem acoplada à mercadoria. Pode ser fixado em vários lugares: no chão, sobre balcões e prateleiras, fixados na parede, etc.