Assuma a sua responsabilidade
- Pinkle
- 11 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Nas palavras de Simone de Beauvoir, “proclamar que a existência é absurda é negar que possa ter um significado; dizer que é ambígua é afirmar que seu significado nunca é invariável, que deve ser conquistado permanentemente.”

Somos os únicos responsáveis pelo que criamos em nossas vidas, isto pode ser fato, mas diria que uma lei. A verdadeira nobreza não consiste em se receber honras, mas em merecê-las. Pessoas que vivem em função das “outras”, esquecem de viver suas vidas. A opinião mais importante é aquela que carregamos dentro de nós.
Ser feliz hoje, pois aguardar para amanhã é adiar a felicidade para nunca mais, já que o amanhã não existe. Seja feliz aqui e agora. Quando dizemos que o mundo vai mal, na verdade estamos afirmando que nós estamos mal, porque o mundo somos nós.
Pense sobre a última vez em que você ficou transtornado com alguém. Foi realmente com a pessoa, ou por causa de alguma coisa que ela fez, disse, ou deixou de fazer? Irritou-se com a pessoa, ou irritou-se porque ela violou uma de suas regras? Por trás de cada transtorno emocional que você já teve com outro ser humano há um transtorno de regras. Alguém fez alguma coisa, ou deixou de fazer, e isso violou suas convicções sobre o que a pessoa deve ou tem de fazer.
Quando cometermos um erro, ao invés de perdermos tempo em justificá-lo, deveríamos nos ocupar em descobrir o melhor meio de consertá-lo, aproveitando o aprendizado. Justificar o erro é dizer que a cirurgia foi um sucesso, mas o paciente morreu.
Talvez a maior descoberta da história da humanidade seja o poder da nossa mente de criar praticamente qualquer aspecto de nossa vida. Tudo que vemos ao nosso redor, no mundo criado pelo homem, começou como uma ideia ou um pensamento na mente de algum indivíduo para, em seguida, ser concretizado na realidade. Tudo em sua própria vida começou como um pensamento, um desejo, uma esperança ou um sonho, em sua mente ou de alguma outra pessoa.
Em seu famoso ensaio “Compensação”, Ralph Waldo Emerson escreveu que, na vida, você sempre terá uma compensação na exata proporção do valor da sua contribuição. Se quiser aumentar o valor de suas recompensas, precisa aumentar a qualidade e a quantidade dos resultados que obtém. Se quiser extrair mais, tem de fornecer mais. Não existe outra maneira.
Ser uma pessoa bem condicionada e com saúde, não depende apenas de exercícios físicos e prevenção, é necessário também nos lembrarmos do equilíbrio emocional. Só assim, podemos criar um modelo mental que proteja nosso organismo como um todo.
Na sociedade em que vivemos, uma das principais causas de transtornos é a depressão, gerada na maioria dos casos pelo estresse. Você sabia que as preocupações com os contextos profissional e salarial são as principais razões que levam ao estresse? E que a falta de dinheiro é o item que mais incomoda as pessoas? Como anda sua saúde financeira? Parecendo uma pequena corrida ou uma grande maratona?
A teoria das limitações pessoais de Flip Flippén diz o seguinte: não importa quão formidáveis sejam nossos talentos, ficamos restritos por comportamentos que limitam nosso desempenho ou definem os motivos para o nosso fracasso. Em outras palavras, nossas limitações pessoais determinam, em última instância, nosso nível de sucesso.
No arquivo da riqueza, Harv Eker afirma que pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimentos de quem é rico e bem-sucedido. Olhando para o sucesso alheio com ciúme e inveja.
Se queremos ser pessoas “diferenciadas”, mas sentimos isso das pessoas ricas, nunca seremos pessoas ricas. Pois a nossa programação direta irá nos proteger dessa situação. A verdade é que essa mágoa contra pessoas que venceram na vida é uma das formas mais eficazes de continuarmos na pior. Vamos abençoar a riqueza das pessoas e com total gratidão. Gratidão pura para atração do que realmente desejamos para nossas vidas.
Vamos aprender a celebrar o que há de bom em nossas vidas. John Welwood tem uma frase excelente sobre isso: o agente mais poderoso para o crescimento e a transformação é algo muito mais básico do que qualquer técnica, é a mudança no coração. E Einstein, tem outra perfeita: há duas maneiras de viver, uma como se nada fosse um milagre; a outra como se tudo fosse um milagre.
Com certeza quem conhece a história do Aladim, já teve seus momentos de idealização dos pedidos junto ao gênio da lâmpada.
Aliás, muitos reclamam que 3 (três) pedidos eram muito pouco.
Concordo, poderiam ser mais (risos)!