Equipamentos e mobiliários de loja
- Pinkle
- 13 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Você sabe quais são os itens mais comuns na composição de uma loja?

Provadores – quanto mais confortável o cliente estiver, maior a chance de comprar. Os provadores devem ser em número suficiente, sinalizados e fáceis de achar, mesmo a distância. É fundamental que tenham um bom espelho (espelho “amigo”), com ganchos suficientes para pendurar as roupas, com bancos no caso de haver espaço, uma boa ventilação e iluminação. Em alguns ramos de atividade o provador pode ser somente o espelho, pois é onde o cliente experimenta os produtos (lojas de sapatos, lojas de cosméticos, farmácias, joalherias e relojoarias). Os próprios balcões de atendimento também são considerados provadores, pois será neste local que se exporá o produto para a “prova” e “aprovação” do cliente. Os bancos e as cadeiras acompanham os provadores, pois trarão mais conforto ao cliente no momento da compra.
Araras e cabideiros – são peças importantes na exposição dos produtos. Podem ser padronizados ou sob medida. O ideal é que sigam um mesmo padrão a fim de evitar uma poluição visual dentro da loja. Em lojas para crianças e jovens as formas são mais ousadas e coloridas.
Estantes e prateleiras – valorizam as paredes e são soluções mais econômicas. Também devem ser padronizadas para evitar a poluição visual e em número suficiente para atender aos produtos que serão expostos na loja. Quanto mais alta uma estante ou prateleira, mais rápido o cliente passará por ela, por isso o ideal é posicionar as prateleiras e as estantes mais baixas nos corredores centrais da loja, e as mais altas devem ficar encostadas ou próximas às paredes.
Balcões – são utilizados como apoio e para demonstração dos produtos. Devem ter altura e tamanho confortáveis para o vendedor e para o cliente e em quantidade compatível com as estantes e as prateleiras. Evite expor uma grande quantidade de produtos sobre eles e aproveite a parte abaixo do tampo para colocar araras ou prateleiras.
Nichos – servem para destacar os objetos e colocá-los próximo da altura dos olhos. São considerados minivitrines e utilizados como estratégia de valorização dos produtos.
Gôndolas – ajudam a destacar ainda mais os produtos, pois são normalmente colocadas em locais mais importantes e de melhor circulação na loja. Os produtos colocados em ponta de gôndola merecem mais destaque e podem favorecer ainda mais as vendas.
Cestas – usualmente são utilizadas para expor as ofertas e as pontas de estoque e devem estar posicionadas em locais estratégicos. Utilize sinalização adequada para que a informação chame ainda mais a atenção do cliente.
Ilhas ou mesas – podem ser criadas “ilhas” no interior da loja caso não atrapalhem a circulação. Neste caso, os produtos devem estar visíveis sob todos os ângulos de visão do cliente. As ilhas podem direcionar a circulação do cliente pela loja.