Equipe
- Pinkle
- 23 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
10 dicas para atrair e manter talentos...

1. Invista em treinamento: o déficit de capacitação é um dos principais gargalos do mercado de trabalho hoje. Para resolvê-lo, é preciso investir em treinamento dentro de casa. É preciso desmistificar a palavra talento. Talento é alguém capaz de dar conta do recado. Isso pode ser alcançado com foco, objetividade, disciplina e treinamento.
2. Multiplique a competência: aproxime os profissionais com potencial daqueles que já apresentam um bom desempenho. Use o conteúdo do competente como um objeto de aprendizado para os outros. Assim, quando ele for embora, você não fica na mão.
3. Desenvolva os talentos: quem é talentoso não quer ser “retido”, ele quer ser desenvolvido, desafiado, provocado. Cabe ao gestor criar um ambiente propício para que os funcionários talentosos se sintam motivados a explorar seu potencial.
4. Exija produtividade em troca de aumento: na hora de negociar com um funcionário que recebeu uma proposta para sair da empresa, exija contrapartidas para o aumento proposto. Se você entrar no leilão e subir o salário sem exigir o aumento de produtividade, a empresa sai perdendo.
5. Reconheça os funcionários: saiba reconhecer os funcionários pela sua participação no sucesso do negócio. O reconhecimento não é só monetário. É deixar claro que a pessoa é útil, necessária, imprescindível. O feedback deve ser dado sistematicamente por meio de instrumentos definidos de avaliação da performance do funcionário.
6. Envolva os colaboradores em uma causa: as pessoas se engajam não em tarefas cotidianas, mas em uma causa. Por isso, é importante compartilhar com os funcionários uma visão de futuro, estabelecendo os desafios de cada um para que ela seja alcançada.
7. Defina bem os papéis: parece óbvio, mas o profissional deve saber exatamente o que é esperado dele. É importante definir claramente as funções e responsabilidades de cada cargo para que o profissional saiba o que deve fazer, em que prazo e com qual nível de qualidade.
8. Ofereça oportunidades de crescimento: mostre aos funcionários que eles terão oportunidades de crescer dentro da empresa. Não é crescer só pelo bolso, mas também pelo aprendizado. O próprio ambiente de trabalho pode ser um excelente laboratório.
9. Tenha coerência ao definir cargos e salários: é muito importante manter um mínimo de racionalidade na hora de definir salários para não ficar vulnerável a críticas. A dica é criar uma escala com patamares pré-definidos para evitar discrepâncias.
10. Institua a meritocracia: remunere os funcionários pelo mérito, pelos resultados e não pelo tempo de casa ou por critérios subjetivos.