Investimentos financeiros
- Pinkle
- 19 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Os mais comuns...

Ações
Ações são pequenas partes de uma empresa. Quando uma companhia se torna aberta, o patrimônio dela é dividido em várias cotas, que são distribuídas para os investidores. Eles se tornam donos dessa empresa. É como se você tivesse um pedacinho de cada prédio, de cada veículo ou bem que ela possua. Quanto mais ações você tiver, maior é a sua parcela.
Bitcoin
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada ou um dinheiro eletrônico para transações ponto-a-ponto apresentada em 2008 por um programador ou grupo de programadores sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, constituindo um sistema econômico alternativo e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.
COE
O Certificado de Operações Estruturadas (COE) é um produto de investimento que possui sua rentabilidade atrelada ao preço de um indexador que tenha divulgação pública, como índice de Ações e Taxas de Câmbio, por exemplo. O
COE é um produto que permite ao investidor escolher cenários de acordo com a sua expectativa em relação ao indexador e pode oferecer uma maior rentabilidade em relação a outros tipos de investimentos caso o cenário se concretize.
Derivativos
Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, índice ou taxa de referência. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro...) ou financeiro (ações, taxas de juros...), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo). Os derivativos podem classificados em contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps, entre outros, cada qual com suas características.
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários são ideais se você deseja entrar no mercado imobiliário e não quer desembolsar o valor total para adquirir um imóvel, nem tampouco investir seus recursos em um único ativo. Os fundos atendem a quem quer ter a possibilidade de uma renda regular e de valorização dos imóveis.
Fundos de Investimento
Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica, e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.
A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.
Oferta Pública
Oferta pública de distribuição, primária ou secundária, é o processo de colocação, junto ao público, de um certo número de títulos e valores mobiliários para venda.
Envolve desde o levantamento das intenções do mercado em relação aos valores mobiliários ofertados até a efetiva colocação junto ao público, incluindo a divulgação de informações, o período de subscrição, entre outras etapas.
Renda Fixa
Renda fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possuem regras de remuneração definidas. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor.
Nesse tipo de investimento, o investidor concede um empréstimo, usualmente em dinheiro, a uma entidade em troca do pagamento de juros. Dessa forma a entidade, geralmente uma instituição financeira, emite um documento onde ela se compromete a devolver o dinheiro emprestado acrescido de juros após um período preestabelecido.
Acredito que de agora em diante, você tenha o mínimo de conhecimentos para preservar melhor sua vida financeira. Fazer suas próprias escolhas são a base de quem um dia deseja avançar para o mundo dos investimentos. Investir é fácil, mas não é simples. Embora, seja um mercado extremamente encantador, fascinante e promissor.