Marketing de Conteúdo
- Pinkle
- 11 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
O que é marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo nada mais é que uma estratégia estruturada para elaborar e disseminar conteúdo relevante com o objetivo de atrair, cativar e reter clientes. Este processo gera uma relação de confiança que impulsionará suas vendas e garantirá, também, a amplificação da presença da sua marca.
O marketing de conteúdo se baseia na premissa que ao oferecer algo de valor para seu cliente, você está criando um relacionamento saudável, baseado na confiança, diferente do modelo tradicional. Hoje, através do conteúdo qualquer empresa pode se tornar uma autoridade na sua área de atuação.
Marcas grandes, e bastante distintas, como Lego, Tecnisa, Coca-Cola e Red Bull, confiam em conteúdo para aumentar a afinidade dos usuários com a marca, criar admiradores e influenciadores e, é claro, vender produtos.
Ter um canal de comunicação com seus clientes é importante, e você sabe disso. Seja um jornalzinho, um blog, uma newsletter ou um perfil nas redes sociais, hoje, todas as empresas conhecem a importância deste „canal“ e sabem dos retornos que ele pode trazer. Porém, a maioria das empresas não executa sua estratégia de forma correta.
Quantas empresas você conhece que, enquanto você lê este artigo, estão com blogs ultrapassados, sites sem atualizações há meses (ou anos) e perfis totalmente parados nas redes sociais? Talvez isso esteja acontecendo na sua empresa agora?
O primeiro desafio é a falta de um planejamento consistente, com objetivos claros. Não basta apenas produzir conteúdo e e esperar que ele sozinho traga novos usuários e retenha sua audiência, isso não irá acontecer. Portanto, o primeiro passo é sempre o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo.