Medos
- Pinkle
- 5 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
As definições dos dicionários indicam que a palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Pode-se entender ainda o medo enquanto um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer.

Para além das definições da palavra, o medo é uma sensação. Essa sensação está ligada a um estado em que o organismo se coloca em alerta, diante de algo que se acredita ser uma ameaça.
O medo é um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana. Uma pessoa sem medo nenhum pode se expor a situações extremamente perigosas, arriscando a própria vida, sem medir as possíveis consequências trágicas de seus atos.
E quais são nossos medos mais comuns?
- Medo da Crítica: medo do que os outros vão dizer. Sufoca talentos, amassa personalidades, destrói felicidades, cria barreiras imensas, aniquila a liberdade e a autoconfiança.
- Medo das Doenças: com certeza você conhece algumas pessoas que têm mania de doenças. Há outras que mesmo não possuindo tal mania, vivem falando de enfermidade, da morte e de remédios.
- Medo do Fracasso: este medo geralmente está condicionado por uma experiência que não foi bem-sucedida ou pela influência de pessoas que preconizam insucesso.
- Medo da Morte: não pense em morte, palavra de sabor negativo. Pense em vida, viva intensamente cada dia.
- Medo de perder o Amor: este medo produz uma série de distúrbios e tira a paz de espírito. O medo de perder o Amor gera angústia, ciúmes, depressão, estresse e várias perturbações.
- Medo da Pobreza: dificilmente se encontra algum indivíduo que não tenha medo da pobreza. Riqueza nada mais é que estar de bem consigo mesmo, independentemente de qualquer coisa. E ser rico é enxergar valor na vida que se leva. Já a pobreza é estar de mal com o mundo, é deixar de viver para arrumar desculpas, para falar mal dos outros, reclamar da vida. Ter dinheiro é apenas acumulação de capital que se fez. Não há privilegiados na vida, de forma alguma. O que existe são pessoas que acreditam na realização dos seus sonhos e correm atrás. Dinheiro só vem antes de trabalho no dicionário. Se fosse fácil, todo mundo ganhava. Quando alguma pessoa me diz que quer “ganhar dinheiro”, sempre faço três perguntas. A primeira, o que você sabe fazer para ganhar dinheiro? A segunda, o que você está fazendo para ganhar dinheiro? E para finalizar, a terceira, a sua felicidade depende do dinheiro?
- Medo da Velhice: a velhice é fruto do pensamento. A velhice é a madrugada da sabedoria, é o momento culminante da grandeza interior.
- Medo da Violência: estamos vivendo uma época em que o medo de assalto e da violência é tormento diário. Apesar do total descontrole da questão de segurança nacional, lembrar que o medo é um pensamento forte. E quanto mais emoção carregamos de forma negativa, mais possibilidades de atrairmos algo ruim para nosso lado.