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Mercado Virtual

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 23 de fev. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

Ter um negócio na Internet pode parecer tarefa fácil: é mais barato, flexível e conveniente. Mas, acredite, os desafios encontrados por empreendedores virtuais são grandes. Para abrir um negócio na Internet, ou fora dela, é preciso lidar com riscos e estar ciente de que um bom planejamento é fundamental.

Estruturando o Conceito

- Trâmites burocráticos: tirar uma empresa do papel leva tempo. Você deve considerar todos os mecanismos legais para a criação de um empreendimento digital e se preparar financeiramente para os meses anteriores à inauguração do negócio.


- Pequenos passos: seja realista e invista em infraestrutura de acordo com a necessidade da empresa.


- Dedicação exclusiva: muitas pessoas abrem empresas enquanto ainda estão empregadas. Apesar de ser possível, o desgaste é muito grande e há risco de o novo negócio demorar a engrenar.


- Área de competência: devemos aprender que não podemos fazer tudo sozinho. Muitas vezes dispor da ajuda de uma especialista para cuidar de questões pontuais, nos libera para concentrarmos energias em nossas áreas de expertise.


- Seja paciente: é necessária muita coragem para encarar um desafio na Internet. É um mercado relativamente novo, do qual ainda não há dados suficientes para saber o que dá certo e o que não dá. Claro que há vários exemplos de sucesso, mas na Internet tudo vira sucesso instantâneo ou fracasso retumbante em 24 horas. Então, passar dessas 24 horas é um desafio. Precisa de muita maturidade, muita paciência.


- Erre para aprender: como tudo na vida, abrir um negócio virtual é um grande aprendizado. Não tenha medo de errar. Só não erra, quem não tenta.


- Busque apoio: a jornada dupla das mulheres, que ainda são as grandes responsáveis por administrar a casa, faz com que o desafio de empreender seja ainda maior do que é para eles. Para Silvia Valadares, da Microsoft, a mulher precisa contar com apoio da família e ter determinação para não sentir culpa por estar investindo tempo em sua ideia. “Se não conseguir fazer com que o marido ou o namorado entenda que vai precisar virar a noite trabalhando, ela não vai levar o empreendimento adiante”.


Parceiros


Quem atua no mercado digital sabe que fazer boas parcerias pode ser uma estratégia extremamente útil para expandir o alcance da sua empresa ou produto.


O que você talvez não saiba é que parcerias de negócios não são firmadas apenas entre empresas, podendo ser entre empresas e colaboradores.


Sabemos que nem sempre é tarefa fácil reconhecer o parceiro certo. Por isso listamos 5 dicas importantes para você se dar bem nesse quesito, a partir de agora:


i) Identifique possíveis parcerias


Para uma parceria de negócios render bons frutos ela precisa ser vantajosa para todos os envolvidos. Por isso, antes de abordar um de seus stakeholders, deixe claro o que cada parte tem a ganhar com essa associação. Quanto mais informação você tiver sobre o seu negócio, mais fácil convencer possíveis parceiros sobre as vantagens de se associar a você e ao seu produto.


Identifique quais as competências que faltam a você, quais delas podem ser desenvolvidas internamente e quais poderia alavancar por meio de parcerias. O seu objetivo aqui é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para o seu empreendimento, e vice-versa.


Como você levantará esses dados?


A resposta mais uma vez está na Internet: faça benchmarking para conhecer o seu mercado, acesse as páginas do seu parceiro em potencial e descubra quem são os clientes dele. Vale lembrar que o seu parceiro nem sempre será do mesmo nicho que o seu, mas o público-alvo dele deve compartilhar os mesmos interesses da sua persona para que a sua divulgação seja assertiva.


ii) Associe-se a empresas que pensam como você


Quando você já tiver identificado as pessoas e empresas que atuam em determinada área, é hora de pensar em alianças mais fortes e duradouras. Para tanto, você precisa levar em conta os valores e princípios éticos com os quais já trabalha e verificar na sua rede onde eles também se encontram.


Procure líderes e empreendedores que estejam alinhados com seus valores e crenças. Isto refletirá no futuro de suas negociações de forma impactante. Empresas de maior porte com administração tradicional e hierarquia bem definida terão dificuldade de se associar a empresas com horários mais flexíveis e processos menos rígidos, não acha?


Você conseguiria se adaptar à uma cultura muito diferente da sua?


Na dúvida se o esforço de adaptação vale a pena, lembre-se do primeiro tópico desse texto: as parcerias só são benéficas quando suprem as necessidades de todos os envolvidos.


O importante aqui é pensar que dentre todos os possíveis stakeholders que você pesquisou, existem alguns que serão aliados estratégicos durante muito tempo. Por isso, é importante que eles tenham a mesma visão de negócios que você, caso contrário, vocês vão discordar em tudo e, eventualmente, perder o timing em decisões que poderiam trazer bons resultados para ambos.


iii) Avalie todos os cenários possíveis


Como parcerias envolvem mais de uma pessoa opinando sobre as principais decisões é importante discutir todos os aspectos que dizem respeito à associação, sejam eles subjetivos, legais ou financeiros. Certifique-se de se sentar com seu parceiro para discutir o melhor e o pior dos cenários.


Confronte os planos de negócios dos dois e vejam se suas metas coincidem, principalmente no que diz respeito aos resultados que cada um espera obter com a parceria.


Como estamos falando para empreendedores digitais, esses detalhes podem ser alinhados por chat, e-mail ou vídeo, desde que os registros dessas conversas fiquem arquivados por todo o período em que a relação de negócios for mantida.


O ideal é criar um documento formalizando os tópicos principais dessa conversa.


Exemplo:


• Quais são as obrigações de cada um;

• Se a associação está atrelada à uma meta específica;

• Como as decisões futuras serão tomadas;

• Como a divulgação será feita;

• Como os parceiros dividirão o lucro (produtos desenvolvidos em conjunto);

• Como dissolver a parceria, caso os resultados não sejam os esperados.


iv) Faça networking constantemente


Já ouviu aquele ditado popular: quem não é visto, não é lembrado?


Ele também se aplica ao mercado de produtos digitais. Nesse caso, o “ser visto” é o equivalente a ter uma sólida rede de contatos. E para construir essa rede de contatos, você precisará fazer networking.


Nós sabemos, a palavra networking ainda é um pesadelo para os mais tímidos, mas ainda é a melhor forma de encontrar parceiros estratégicos para seu negócio.


Mas não pense que fazer networking se restringe a comparecer em eventos, sejam presenciais ou virtuais. O bom networking consiste em manter contato com profissionais do seu segmento, se possível, oferecendo conteúdo que gere valor para essas conexões. Não basta enviar mensagens sobre o seu produto pelo Facebook ou pelo LinkedIn. Para ser lembrado, você precisará focar em empreendedores em quem você vê potencial de relacionamento, seja como parceiro de negócios, ou sócios.


Acredite, a relevância da sua rede de contatos dependerá muito mais da qualidade das conexões que você estabelece do que da quantidade de pessoas que você adiciona. Se você investir em criar um relacionamento duradouro com os seus contatos, perceberá que com o tempo eles se tornarão os maiores embaixadores da sua marca.


v) Aposte em uma comunicação eficiente


Lembrar da importância em contar com parcerias estratégicas e colaboradores motivados. Gente competente que dá o suporte necessário para que seu negócio cresça. Mas para alcançar esse cenário, você precisará investir em uma comunicação eficiente com todos os agentes envolvidos no seu negócio.


Deixe claro os deveres e responsabilidades de cada um e esteja aberto a sugestões que podem melhorar a sua performance. Quando os parceiros estão alinhados em torno dos mesmos objetivos, fica mais fácil convencer os clientes sobre as vantagens de adquirir os produtos/soluções que vocês estão comercializando o que, por sua vez, melhorará sua taxa de conversão.

 
 
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