Negócio x Internet
- Pinkle
- 21 de out. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Construindo seu Negócio...

Domínio
Uma das bases do seu negócio digital é a escolha de um domínio. Assim como uma loja física deve planejar bem a escolha do nome e do endereço, você deve pensar bem sobre qual será o domínio do seu site.
Você lembra o que é isso? Quando você acessa www.pinkle.com.br, consegue visitar o nosso site. Este endereço que você utilizou, pinkle.com.br, é o nosso domínio.
Comprar um domínio é muito simples e os valores são diversos. Os domínios com final .com.br, por exemplo, tem um valor anual médio de R$ 40,00 e você pode fazer o registro em sites como o registro.br. Este site é o principal responsável pelo registro e administração de todos os domínios no país.
Página de Vendas
Você sabe avaliar se uma Página de Vendas tem todos os requisitos para ser considerada uma página vendedora?
Apesar de fundamental, muitos empreendedores esquecem de dar atenção especial à criação da página de vendas, perdendo a chance de converter mais vendas.
Os erros mais comuns das páginas de vendas são: falta de informações sobre o produto, deficiência na quebra de objeções e a inexistência de informações que garantem a confiabilidade da página.
Onde criar sua página de vendas?
Existem 3 formas de criar uma página de vendas:
- Caso você entenda de programação e design, você mesmo pode criar sua própria página;
- Terceirizar o serviço, contratando um profissional;
- Usando um dos editores abaixo, ou outros que você preferir:
Klickpages: http://www.klickpages.com.br/ Leadpages: https://www.leadpages.net/ Leadlovers: http://leadlovers.com.br/ Unbounce: http://unbounce.com/
O que escrever na página de vendas?
Mais do que apresentar o produto, você deve quebrar as objeções de compra do visitante. Essas informações são coletadas ainda no processo de criação da persona e você deve priorizar escrever sobre as vantagens que quebrem especificamente as dores do seu público.
Se, por exemplo, uma das objeções da sua persona é a didática do produto, é aconselhável que você use seus textos e depoimentos para explicar que a metodologia do seu produto é bem simples e funcional.
Além de todo esse trabalho com a persona, sua página deve conter todas as informações referentes ao produto, como preço, forma de pagamento, conteúdo detalhado e garantia.
Por fim, o layout da página deve ser simples, valorizando o contraste dos botões e sendo amigável para os celulares e tablets.
Imagens
Na Internet, tudo é muito visual e a grande maioria das métricas indicam que anúncios e postagens com imagens geram mais cliques e conversões. É nesse momento que alguns empreendedores se complicam. Mas fique tranquilo: o seu negócio pode ter um material com belas imagens e até infográficos, e nós vamos te ajudar a encontrar as ferramentas corretas.
A primeira coisa que você precisa saber na hora de criar ou escolher a sua imagem é a importância da funcionalidade. Acima de tudo, você precisa conseguir transmitir a sua mensagem e aquela imagem ou layout precisam funcionar. Muitas vezes, uma “chamada”, nossa Call to Action (CTA) destacada, com cor contrastante, pode ser mais eficiente que um botão discreto e harmonioso. Isso não quer dizer que as suas imagens devem ignorar a estética.
No mercado virtual, é importante selecionar imagens que possam materializar e humanizar a experiência, ou seja, use fotos que consigam transmitir a sensação de algo concreto e humano para o seu produto. Alguns compradores têm dificuldade de compreender o consumo de algo que é 100% digital e uma boa imagem pode ajudar a mudar essa percepção. Por exemplo: imagine que o seu produto seja um livro digital. Nesse caso, a imagem poderia exibir uma pessoa lendo seu livro em um tablet.
Outro conceito bastante popular em imagens é exibir o resultado da sua promessa de transformação. Voltando ao exemplo do livro, sabemos que a foto de uma pessoa bem-sucedida e feliz, acompanhada do título do seu livro, pode trazer ótimos resultados. Neste caso, além da humanização, a foto cria uma conexão emocional com a sua persona.
Muitos empreendedores cometem o erro de usar imagens diretas do Google Imagens, sem nenhuma autorização do fotógrafo, correndo um grande risco de serem processados pelos criadores da imagem.
*Para solucionar esse tipo de problema, existem uma série de ferramentas gratuitas que podem lhe ajudar a criar imagens incríveis.
Conheça alguns bancos de imagens:
Creative Commons: http://search.creativecommons.org./ IStock Photo: http://www.istockphoto.com/br Pexel: https://www.pexels.com/pt-br/ Pixabay: https://pixabay.com/pt/ Shutter Stock: http://www.shutterstock.com
*Após encontrar a foto desejada, talvez você precise modificá-la e editá-la.
Também selecionamos algumas ferramentas para isso:
Be Funky: https://www.befunky.com/pt Fotor: http://www.fotor.com/ Pic Monkey: http://www.picmonkey.com/ Pixlr: https://pixlr.com/
*Para definir cores e paletas:
Adobe Color: https://color.adobe.com/pt/ Coolors: https://coolors.co/
*Além de fotos, caso deseje trabalhar com templates e/ou infográficos, alguns sites também podem ajudar. Canva: https://www.canva.com/
PiktoChart: https://piktochart.com/
Vendas
Existem duas formas de vender o seu produto: lançamento e funil perpétuo. O lançamento é caracterizado por ter o período de compra liberado apenas durante alguns períodos. Já o funil perpétuo pode ter compras o tempo todo. Ambos têm benefícios e pontos negativos, cabendo a você decidir qual melhor se adequa ao seu negócio.
No lançamento, por exemplo, você consegue receitas maiores em um curto espaço de tempo. Por outro lado, você precisa de uma maior organização das suas finanças, o esforço é concentrado e você pode ter uma dificuldade maior para testar sua ideia antes do lançamento.
Já com o funil perpétuo, os seus ganhos ficam mais distribuídos ao longo do tempo, e você tem melhores condições para realizar testes e correções de possíveis erros.
Podemos dizer que, enquanto o lançamento é uma corrida de 100 metros, o funil perpétuo é uma maratona. Cada um com suas dificuldades e facilidades. Mas, com muito esforço e dedicação, o resultado pode ser positivo em ambos os casos. Tudo depende da estratégia definida para o seu negócio.
Estratégia
Qual a melhor forma de vender pela Internet? O fato é: não existe uma resposta única para essa pergunta.
O melhor jeito de vender pela Internet é aquele que se encaixa ao seu conhecimento, disponibilidade e orçamento. Por isso, a escolha de uma estratégia de vendas é totalmente ligada ao seu perfil.
Resgate de Vendas
70% das pessoas que chegam até a página de checkout não efetuam a compra. Isso é um comportamento bastante comum e, provavelmente, você já desistiu de uma compra enquanto preenchia seus dados, certo? Os motivos para essa desistência são os mais variados:
• desconhecimento sobre como receberá o conteúdo;
• dúvidas em relação ao produto;
• indecisão sobre a melhor forma de pagamento.
Webinars
Os webinars estão cada dia mais populares, mas você sabe o que eles são?
Os seminários são seminários online com transmissão ao vivo para o seu público.
São muito usados por empreendedores para conectar sua audiência e promover mais vendas. E, assim como um programa de TV ao vivo, em um webinar você deve interagir com quem assiste, por isso, quando for para o ar, lembre-se de ser animado, dinâmico e relevante.
Mas como essa transmissão pode ser produtiva tanto para você quanto para quem assiste?
A resposta para essa pergunta é ter um objetivo claro com o seu webinar. Use seu webinar para passar informações e dicas bacanas do seu produto e, apenas no final da transmissão, use-o para vender.
Se o seu produto não está finalizado, você pode realizar webinars para aumentar a sua lista de leads. Durante o evento online, fale sobre um tema relacionado ao seu projeto e entregue conteúdo de qualidade aos participantes. Assim, você constrói a sua autoridade no assunto e terá mais chances de sucesso quando estiver pronto para abrir as vendas.
Com seu objetivo definido, é preciso planejar a execução do webinar. Um dos principais passos é definir a ferramenta de transmissão que você irá utilizar.
Abaixo, você encontra uma série de links para as principais opções no mercado.
Entre em cada uma delas, realize testes com seus amigos mais próximos, experimente.
A escolha vai depender dos seus objetivos e disponibilidade de investimento.
Google+ Hangouts: https://hangouts.google.com/
Go to Webinar: https://www.gotomeeting.com/webinar/
Webinar Jam: https://www.webinarjam.com/index/