O que é a Bolsa de Valores?
- Pinkle
- 25 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções.

No cenário econômico atual, no qual predominam o uso intensivo de tecnologia e a grande competição entre as empresas e a globalização, as empresas não podem depender única e exclusivamente dos recursos próprios para financiar sua expansão. Nesse sentido, uma alternativa disponível para as empresas se capitalizarem é a abertura de capital.
Abrir capital significa tornar-se uma companhia autorizada pela CVM a realizar emissões públicas, como debêntures, ações e bônus de subscrição. A empresa em fase de crescimento necessita de recursos para financiar seus projetos de expansão.
A abertura de capital representa uma excepcional redução de risco para a empresa. Também, diferentemente de empréstimos, não exige rendimento definido: o retorno dos investidores depende do desempenho da empresa.
No processo das negociações em ações há 2 (dois) tipos de mercado, o primário e o secundário, nos quais o investidor pode atuar. O mercado secundário é o mais utilizado entre os investidores.
Mercado Primário
Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, mais conhecido como IPO (Initial Public Offering). As empresas vendem suas ações no mercado primário (oferta inicial) para captar recursos para se financiar. Ocorre a canalização direta dos recursos monetários.
Mercado Secundário
Local, no qual os investidores negociam as ações entre si. Após o lançamento inicial das ações no mercado primário (oferta inicial), os investidores negociam as ações com outros investidores e não diretamente com a empresa.