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O que é CRM?

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 16 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

CRM é uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente voltada ao entendimento e antecipação das suas necessidades. É uma filosofia, uma estratégia e um processo que está ligada diretamente com os três principais pilares do marketing.


O CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar cruzamentos desses dados. Apesar de ser um grande desafio, a identificação do cliente feita pela empresa é um fator decisivo nas iniciativas de relacionamento “one to one”.


O CRM é uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento de longo prazo com os clientes.


O seu objetivo principal é auxiliar as organizações a atrair e fidelizar clientes ou ajudar os clientes atuais na busca de sua satisfação total, através do melhor entendimento das suas necessidades, expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.


O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas:


-Automatização da gestão de marketing;

-Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas;

-Gestão dos serviços ao cliente.

 
 
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