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O que é gestão de indicadores?

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 16 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

A gestão de indicadores consiste no monitoramento e na avaliação constante de determinados processos ou atividades rotineiras da sua empresa. O conceito base é simples: para avaliar, é preciso medir primeiro. Logo, o objetivo dos indicadores de desempenho é conseguir mensurar a eficiência e a qualidade dos processos para que seja mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados.

Como definir a gestão de indicadores?


O 1º passo é estabelecer os indicadores básicos importantes para o seu negócio e criar metas razoáveis que apontem o sucesso ou fracasso de determinado processo. O fundamental é que essas metas sejam calculadas por meio de uma média entre os resultados obtidos pela empresa nos últimos meses e uma projeção — devidamente embasada — do objetivo a ser alcançado.


Daí a importância de todos os indicadores de desempenho estarem devidamente alinhados em um planejamento estratégico central. Isso quer dizer que de nada adianta avançar muito uma perna e a outra não acompanhar o ritmo.


Por exemplo: digamos que a média de faturamento da sua empresa foi de R$ 50 mil nos últimos meses e que o lucro se manteve por volta de R$ 15 mil durante o mesmo período. Baseado nisso, podemos dizer que o indicador de lucros foi de 30% (R$ 15 mil ÷ R$ 50 mil).


A sua empresa pode definir, a partir desse cálculo, que resultados acima de 30% correspondem às metas a serem alcançadas. Por outro lado, se o indicador estiver abaixo disso ou não se alterar com o tempo, mudanças devem ser pensadas.


As vantagens da gestão de indicadores


A principal vantagem da gestão de indicadores é justamente a possibilidade de avaliar cientificamente o desempenho dos setores da sua empresa. É uma oportunidade de “precisar” a qualidade dos serviços sem ficar atirando no escuro ou baseando-se meramente em suposições. Obviamente, o indicador sozinho não vai nos conceder todas as respostas para o problema. Mas ele vai nos dizer rapidamente se está dando certo ou não – o que já é de grande ajuda, convenhamos.


Como implementar a gestão de indicadores


Também é importante salientar que os indicadores de desempenho, como falamos anteriormente, precisam ser baseados de acordo com os dados anteriores da sua empresa.


Criar metas impossíveis de serem alcançadas e fazer a implementação dessa tática de cima para baixo, sem consultar a equipe, pode trazer conflitos e desestimular o corpo de colaboradores. A melhor forma é sempre conscientizar a equipe sobre o quanto a gestão de indicadores pode ajudar toda a empresa a encontrar o caminho certo e produzir o quanto for possível.


O número de indicadores necessários


Muitos empresários costumam se empolgar com a eficácia dos indicadores e querem implantá-los em todos os setores e de qualquer maneira. Cuidado. Você pode criar indicadores para qualquer coisa, mas imagine o seguinte cenário: uma empresa de produtos de chocolate contrata uma agência de marketing para aumentar a sua presença nas redes sociais e, consequentemente, o número de vendas.


Nesse caso, qual seria o indicador mais importante para os planos da empresa: o número de visualizações das postagens ou o faturamento mensal? O que realmente apontaria se a estratégia deu certo, de fato? O faturamento.


Você não precisa de mil indicadores, precisa apenas dos que mostrem as respostas que interessam de verdade. Lembre-se de que indicadores de desempenho podem ser cruciais para que a sua empresa saiba no que é preciso melhorar, mas não é a única ferramenta que você tem à disposição.

 
 
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