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O que é Dropshipping?

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 13 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Dropshipping ou remessa direta é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo. Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente.

O revendedor vende um produto para um dos clientes. Assim que o pedido é processado através de um canal de venda (internet, catálogos, promotores ou até mesmo a loja física), esse pedido é transferido diretamente ao fornecedor do produto que se responsabilizará pela disponibilização do produto para a entrega, podendo inclusive utilizar seu próprio parceiro de entrega ou outro designado pelo responsável pela venda.


O revendedor é a figura central desta técnica. Ele é responsável pelas ações de marketing e vendas dos produtos, por atingir o consumidor final e também pelo controle dos meios de pagamentos que disponibiliza aos consumidores. Quando utiliza a remessa direta, ele está concentrando e desenvolvendo forças e capacidades para captar o consumidor final e vender o produto.


Ele pode e deve deter o controle da informação, dos estoques antes da venda através da utilização de um VMI (Vendor-managed inventory), em português um Inventário gerido pelo fornecedor, para controlar os níveis de estoques dos produtos que vende e que estão no fornecedor; e também da entrega, para monitorar os níveis de serviço prestados pelo parceiros e fornecedores, já que sua marca está envolvida diretamente com o consumidor.


Seja um fabricante direto ou um fornecedor de outro tipo (atacadista/distribuidor), este terá que ter uma boa capacidade de resposta às demandas que o revendedor apresentar, por isso, a escolha destes fornecedores é de extrema importância, caso ele não tenha ou não desenvolva uma rápida resposta aos pedidos captados pelo revendedor, problemas relacionados a stockout (ruptura de estoque), que redundará no prazo ou não entrega da mercadoria no prazo acordado, que é mandatório para o sucesso do negócio.

 
 
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