O que é Private Equity?
- Pinkle
- 24 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Private Equity é um tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, ou seja, ainda estão fechadas ao mercado de capitais, com o objetivo de captar recursos para alcançar seu desenvolvimento ou expansão. Geralmente, empresas que estejam em notável crescimento ou possuam certo grau de faturamento, inovação ou potencial.

Um dos grandes diferenciais dos Fundos de Private Equity (PE), em comparação aos Fundos de Ações, por exemplo, está no modo como este participa de uma empresa. As empresas que investem em outras empresas através de fundos de PE participam ativamente da sua gestão e administração, além de adicionar capital para a companhia.
O objetivo das empresas que investem através de private equity é potencializar e agilizar o crescimento das companhias promissoras, fazendo-as entrar na lista de empresas disponíveis na Bolsa de Valores para compra e venda de ações. Neste momento, a empresa que investiu em private equity, normalmente, vende a sua parte das ações para outros investidores (investidores de ações), por preços bem mais elevados.
Para que esse tipo de sistema seja possível, as empresas especializadas em investir em outras companhias, através de private equity, devem estabelecer um contrato privado entre os investidores e os gestores. Não há hipótese, até este ponto, para uma abertura da empresa no mercado acionário.
Os primeiros Fundos de Private Equity surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 1980. A princípio, esse modelo de financiamento era uma opção para pequenas e médias empresas.