Pesquisa de Marketing
- Pinkle
- 4 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Você sabe o que é ou como se faz pesquisa de marketing?

Segundo Philip Kotler, um dos maiores ícones do marketing mundial, a “Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”. Com base nesse ensinamento, percebemos que ela é uma ferramenta essencial para mensurar o mercado e manter a sua empresa competitiva dentro dele.
Primeiramente, é preciso diferenciar a Pesquisa de Marketing da Pesquisa de Mercado. Apesar de terem nomes semelhantes e poderem ser combinadas para resultados mais precisos, elas têm naturezas diferentes e não devem ser confundidas.
A Pesquisa de Mercado é mais restrita e tem como objetivo investigar o mercado de determinado produto ou serviço, obtendo dados como a demanda, o volume de vendas, participação no mercado, etc. Geralmente, ela é utilizada para verificar se há a possibilidade de lançar um produto ou se há brechas que permitam o crescimento da marca em determinado setor.
Já a Pesquisa de Marketing é mais abrangente, pois consegue investigar o público, o produto, o preço, os concorrentes, os canais de distribuição e muitos outros pontos estratégicos para a empresa.