top of page

Público-Alvo

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 15 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

Fazer a definição correta de seu público-alvo é um dos principais pontos para a construção do sucesso de seu projeto. Isso porque, será com essa informação que você irá montar toda a sua estrutura, desde mídias para anunciar, conteúdos e até mesmo a definição de palavras chaves.

Sendo assim, é de se presumir que se essa definição não estiver enquadrada dentro de seu propósito é possível que você enfrente dificuldade de comunicação.


Pude notar que muitos ficam literalmente empacados nesse quesito, uma vez que, muito se é falado de público-alvo, mas pouco se conceitua esse termo. Em conversas com alunos, interessados em meus conteúdos e até mesmo em eventos que frequento, comecei a perceber que não saber o que é público-alvo e ter dificuldade em fazer essa definição acaba fazendo que muitos desistam de iniciar seus projetos.


Entendo que a dificuldade nos desmotiva e isso é comum, pois acontece com todos nós e possivelmente vai ocorrer novamente, somos humanos. Não pense que é só você que enfrenta esse tipo de problema, todos nós nos sentimos desmotivados por situações ruins.


Definir de forma teórica o que é público-alvo não é difícil, uma vez que, o público-alvo são pessoas que se identificam com o que você é ou fala, são pessoas interessadas no que você tem a oferecer e não estou dizendo que são pessoas que querem comprar de você.


Para definir de forma mais precisa são pessoas da sociedade que tem característica em comum como: (idade, sexo, interesses, profissões etc.) e na qual você irá dirigir suas mensagens. Na teoria fica até mesmo difícil de ser compreendido, não é mesmo?


Então, deixe eu dar um exemplo prático, pois acredito que assim você irá entender melhor...


Pense comigo em um empreendedor que tem uma loja física ao lado de um espaço para andar de skate, por exemplo. Então, já que o ponto comercial dele é ao lado de um público, ele resolve que irá trabalhar com artigos esportivos voltados para o mundo do skate, como rodinhas, shapes, ferramentas de manutenção e roupas de marcas relacionadas.


Você concorda que ele tem um público-alvo bem definido? São os amantes das rodinhas, skatistas amadores, profissionais e interessados no esporte. Logo, ele encontrou exatamente o público-alvo dele.


Ficou mais fácil de entender com a exemplificação, não foi? Pois é, acreditei que ficaria mesmo. Porém, precisamos ir mais além, traga esse exemplo para o seu mundo e assim descubra qual é o seu público-alvo.

 
 
bottom of page