top of page

Receber, poupar e multiplicar

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 24 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

O que dizer do trabalho de hoje? Gene Bedell descreve que para nossos antepassados, trabalho significava esforço físico, e horas de labuta diária se transformavam em acres de terra lavrada, ovelhas tosadas, mastodontes mortos, quilos de manteiga preparados e lenha cortada. Para nossos ancestrais, havia uma relação direta do trabalho pesado com valor produzido e o número de calorias que queimava para produzi-lo.

Eles não perdiam tempo indo a reuniões intermináveis no celeiro ou nas cavernas, viajando de carroça durante o dia todo para uma reunião de uma hora com um cliente em potencial, mudando a fonte de uma apresentação que seria esquecida assim que os peregrinos saíssem da praça pública ou fazendo qualquer outro “trabalho” que não gerasse resultados concretos. Também não passariam “batendo papo” ao redor do poço, fazendo compras on-line, navegando na Internet ou grudados no celular.


É claro que às vezes pode ser necessário dar duro para atender a determinadas situações especiais, mas não o tempo todo e eternamente. Na maior parte do tempo, quando você faz a coisa certa, e apenas a coisa certa, não é necessário transformar a exaustão em rotina e sacrificar outras áreas de sua vida que também são importantes.


Thomas Stanley revela em sua pesquisa que milionários sempre lhe disseram que vários fatores importantes contribuíram para a “descoberta” da respectiva ocupação profissional e que seria muito difícil identificar uma única razão para explicá-la.


Conforme o estudo, de uma forma geral, quase quatro em cada dez milionários indicaram que descobriram a própria ocupação profissional por intuição. De acordo com o dicionário, intuição é o “conhecimento imediato e a aprendizagem sem o uso consciente da razão; é um insight disponível e rápido”.


Nas palavras de Michael Ellsberg: a arte de ganhar a vida é a arte de encontrar maneiras criativas de juntar as esferas do dinheiro e do sentido, sobrepondo-as de modo significativo. Conforme sua proposta, a denominação de arte, porque nem sempre é evidente a forma de alcançar a estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, de fazer diferença de alguma maneira à qual você dá importância.


Sua sugestão é que devemos nos lembrar que neste caso, não estamos falando sobre “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, estamos falando sobre criar um caminho em que seu trabalho é seu propósito de vida, é sua renda, é seu sentido, é a diferença que você está fazendo nesse planeta.


Você terá de criar uma solução única para você e suas circunstâncias. Nenhuma solução similar terá existido antes por um simples motivo: em toda história, ninguém jamais fez a diferença que você quer fazer. Caso contrário, o impacto que você deseja causar não seria mais uma “diferença”, mas uma semelhança.


Recordando David Niven, em sua menção sobre vida pessoal e profissional caminhando juntas, onde esse cientista social e psicólogo cita um exemplo: mesmo que 99,9% das peças do seu carro estejam em perfeito estado, um defeito de 0,1%, como uma bateria sem carga ou um pneu furado, impede seu carro de ser usado.


Os homens vivem por intervalos de razão, sob a soberania do humor e da paixão. Portanto, quero alertar, que se tenha muito cuidado, pois dinheiro é algo que mexe com nosso íntimo e muitas vezes criamos expectativas que têm o poder de nos derrubar, pois a decepção chega.


A dica é a seguinte: para aumentarmos o nosso dinheiro existem 3 (três) etapas básicas:


1). Há que haver entrada de dinheiro, de algum lugar tem que chegar dinheiro em nossas mãos, seja como concursado, empregado, empresário, profissional liberal... qualquer jeito.


2). Temos que separar um valor, fazer uma reserva, uma poupança, para daí se pensar em crescimento do nosso dinheiro que é a...


3). Multiplicação. Agora, se o que eu ganho mensalmente não me deixa sobra ou eu não entendo nada de investimentos, como vou fazer essa multiplicação?


Seguindo as dicas do Wikihow, poupar dinheiro é uma daquelas tarefas mais facilmente ditas do que feitas, todos sabem que é inteligente poupar dinheiro em longo prazo, mas muitos de nós ainda têm dificuldade em fazê-lo. Há muito mais nesta prática do que apenas gastar menos dinheiro, embora essa única premissa possa ser um grande desafio. Poupadores inteligentes também devem considerar como gastar o dinheiro que têm e como aumentar sua renda.


Quando você tem problemas para economizar, é fácil perder a compostura. A situação talvez pareça sem solução, pode parecer impossível acumular o dinheiro necessário para realizar os objetivos de longo prazo. No entanto, não importando a quantidade que tenha no início, sempre é possível começar a poupar dinheiro.


Quanto antes você começar, antes pode estar a caminho da segurança financeira.

 
 
bottom of page