top of page

Redes Sociais

  • Foto do escritor: Pinkle
    Pinkle
  • 27 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2022

As redes sociais evoluíram bastante e muito rapidamente nos últimos anos, algo bastante comum na Internet. Se você fez parte do Orkut, sabe que isso não é nenhuma surpresa, certo? Naquela época, poucas marcas exploravam corretamente as imensas oportunidades de se aproximar do consumidor através das redes sociais. Atualmente, parece até que é mais fácil manter contato com uma empresa do que com um velho amigo.

Por isso, entender como trabalhar esses diversos canais é fundamental para o crescimento do seu negócio digital. Hoje, além do Facebook, existem diversos aplicativos e redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, TikTok, Twitter...


Na hora de decidir em qual delas você irá marcar presença, cabe entender onde o seu público se encontra e interage mais. No entanto, se há algo comum em todas elas, é o fato de que nas redes sociais é preciso produzir conteúdo e estabelecer relacionamentos.


Criar uma página no Facebook somente para fazer anúncios pode até funcionar, porém, não é sustentável e as chances de você perder o acesso à sua conta são altas.


O ideal é que, além de promover produtos digitais, você também desenvolva conteúdo relevante paras as pessoas que acompanham o seu trabalho. Ofereça sempre informação de qualidade sobre assuntos específicos e construa diálogos com o seu público.


Blog


O blog é uma página na Internet, assim como o site. A sua diferença está em ter menos recursos e geralmente ser mais simples, fazendo com que tenha menos seções e melhor navegabilidade. O objetivo é fazer uma atualização mais rápida de notícias, também chamadas de “postagens”. Nos blogs as postagens são organizadas de forma cronológica e tem uma característica essencial: foco, uma temática específica.


As mídias sociais se estabelecem por grupos com características ou interesses semelhantes. Por isso, um blog tem sucesso quando adota um foco, uma estratégia de segmentação de temas, para atingir um nicho específico. Se num dia você falar sobre carro e no outro falar sobre bonecas, por exemplo, provavelmente perderá o foco e não manterá leitores assíduos.


Facebook


A empresa, fundada por Mark Zuckerberg e que teve sua história contada no filme "A Rede Social", possui números impressionantes. A rede tem bilhões de usuários espalhados pelo mundo inteiro e possui uma força muito grande no Brasil.


Com um número tão grande de usuários, é até difícil pensar no perfil específico dos brasileiros presentes no Facebook. A principal conclusão, neste caso, é que a sua persona muito provavelmente é uma usuária dessa rede.


Instagram


Desde que foi comprado pelo Facebook, o Instagram investe na criação de novas opções para os anunciantes. E isso é muito bom para você, principalmente pelo alto engajamento entre público e marcas nesta plataforma. Nossa dica é investir mais na publicação de imagens e vídeos atrativos, focando no impacto imediato e com zero texto. Dependendo da linguagem adotada, memes ou infográficos simples também podem funcionar bem.


LinkedIn


Ano passado, a comunidade voltada à conexão de profissionais de todo o mundo alcançou números impressionantes no Brasil. Esta rede é uma excelente comunidade para nichos específicos, como empreendedorismo e negócios.


Quem quer divulgar ofertas na rede, sem ter uma página, pode utilizar os grupos de discussão. Lá é um bom local para construir relacionamentos com audiências específicas e sugerir produtos digitais para as suas personas, mas não se esqueça. o LinkedIn é um espaço muito mais sóbrio e formal. Aqui, postagens engraçadas não funcionam tão bem.


Snapchat


O Snapchat é uma das redes sociais que mais tem se popularizado. Nela, é possível compartilhar fotos e vídeos de até 10 segundos com o diferencial da efemeridade, pois o que você posta hoje não estará mais disponível amanhã. O público do Snapchat também é muito segmentado, com mulheres de 13 a 34 anos compondo a maior parte dos usuários. Ainda não existe um espaço para anúncios formais dentro do Snapchat, então, ele é um ótimo local para começar a criar um relacionamento orgânico com a sua audiência.


TikTok


Trata-se de uma rede social criada com o objetivo de compartilhar vídeos de curta duração. Inicialmente seu nome era Musical.ly.


No fundo, essa rede social permite que você grave vídeos com dublagens e, além disso, acrescente\ar outras coisas, como filtros, emojis e muito mais.


O TikTok começou a se tornar um sucesso na China, por volta de 2016, onde é conhecido por Douyin. Hoje, já atravessou diversas fronteiras e praticamente dominou o planeta e se consolidou no mercado norte americano.


Para você ter uma ideia, em 2018 o TikTok já havia passado tanto o Facebook como o Instagram, entre os aplicativos de redes sociais mais baixados do mundo! Em 2019, estava atrás apenas do WhatsApp.


Twitter


O Twitter é uma espécie de micro blog focado no compartilhamento de informações de forma bem dinâmica, que permite o uso de até 140 caracteres.


Por seus textos serem tão curtos, é bastante comum que a linguagem adote um tom mais informal. Aqui, você pode usar abreviações e gírias com mais frequência. O principal é transmitir a sua mensagem de forma rápida e direta.


De um modo geral, os usuários do Twitter estão mais focados em notícias e informações sobre os mais diferentes assuntos. Apesar de não ter uma base de usuários tão grande como o Facebook, os seus números também impressionam.


YouTube


Hoje, a rede conta com mais de 2 bilhão de usuários. Quem deseja trabalhar com a Internet, precisa pensar na incorporação do YouTube à sua estratégia.


Uma das grandes vantagens do YouTube é que você pode trabalhar a duração do vídeo, de acordo com o perfil do seu público. Eles podem ser mais longos ou mais curtos. Tudo pode funcionar, desde que você trabalhe para se aproximar de verdade do seu público, afinal, um vídeo pode conectar muito mais do que um texto.


Não se esqueça, quem cria um canal no YouTube precisa se preocupar com a frequência dos seus vídeos. A lógica é parecida com a programação de um canal de televisão. Você pode postar vídeos em diferentes horários, como todos os dias à noite, toda segunda e quarta ou apenas uma vez por semana. O importante é criar uma rotina e manter a regularidade.

 
 
bottom of page