Vitrine
- Pinkle
- 25 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
O objetivo da vitrine é valorizar o produto. A história do produto, suas qualidades e o serviço que o acompanha devem estar presentes na apresentação da vitrine, valorizando ainda mais suas características.

Pela vitrine, cria-se uma ilusão de desejo ou necessidade, ela fabrica uma ilusão da realidade, apontando a quem o produto poderá ser destinado e como poderá ser consumido.
Sua exposição deve encantar a ponto de criar desejo pela mercadoria sem que o cliente esteja precisando. Ela é persuasiva, é nela que identificamos o produto que será vendido e a marca que poderá incentivar ainda mais o desejo.
A loja deve informar seus conceitos, ou seja, como quer ser reconhecida pelo seu público, seja por meio de sua política de preços, seja pela variedade de produtos com que trabalha, ou pela quantidade de produtos que expõe.
A vitrine deve convidar os clientes a entrar na loja. Depois de criada uma ilusão e um desejo pela mercadoria, cabe à loja efetuar a venda.
A vitrine deve ser renovada constantemente, e a cada troca o mesmo espaço deverá parecer novo, encantando o consumidor por meio de outros produtos expostos ou por meio de outros tipos de decoração.
Ela deve causar surpresa, deve estar sempre cheia de novidades. Mesmo quando trabalhamos com poucos produtos e estes são trocados apenas de lugar, a vitrine deverá transmitir a sensação de novidade e curiosidade em todos os momentos.
A vitrine pode causar simpatia ou antipatia ao consumidor. O cliente pode não gostar da decoração e reprovar seu uso, mas não deve reprovar o uso do produto. Devemos respeitar os gostos dos clientes, mas também não precisamos usar decorações com o único objetivo de causar impacto visual.
Em média, a vitrine é responsável por até 70% das vendas da loja. Dessa forma, ela é considerada um vendedor permanentemente ativo, pois é capaz de vender os produtos mesmo que a loja não esteja funcionando.
É também um grande cartão de visitas, pois é capaz de colocar a mercadoria em contato com o cliente, fazendo com que ele observe a loja, identifique os produtos expostos, entre e compre.
A vitrine transmite seus conceitos por meio da própria disposição dos produtos, comunicando o padrão de atendimento utilizado no local, a história dos produtos que vende, ou mesmo a história do próprio estabelecimento.
O consumidor irá se identificar com os produtos expostos na vitrine, receberá informações sobre as tendências da moda, sobre as novas tecnologias e características dos produtos, bem como eles poderão ser aproveitados.
Ao colocarmos os produtos ou mesmo a decoração na vitrine, a região da cidade, o estado ou país podem ser identificados por meio dela.