Viés de Confirmação
- Pinkle
- 23 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
O Viés de Confirmação (confirmation bias, em Inglês) descreve a tendência de as pessoas interpretarem informações de forma a confirmar suas próprias convicções. Ou seja, se confrontarmos aquilo que já sabemos com um conhecimento novo, as nossas crenças e certezas têm um peso maior.

Além disso, esse viés se refere também à tendência da mente humana de ignorar informações que contradigam suas crenças. Trabalhar, ao mesmo tempo, com interpretações incompatíveis entre si, exige esforço mental. Por isso, quando nossa mente se depara com informações antagônicas, tende a rejeitar uma das alternativas sem que tenhamos sequer consciência disso, no intuito de suprimir a ambiguidade.
No âmbito dos investimentos, uma pessoa, que já tenha desenvolvido uma relação de confiança e satisfação com uma empresa como consumidora, tende a atribuir uma importância maior às opiniões favoráveis sobre aquela empresa do que às desfavoráveis e, consequentemente, fica mais propensa a investir em seus papéis, ainda que se depare com análises negativas e advertências.
De modo análogo, se um investidor teve uma má experiência com um determinado tipo de aplicação, a informação que recebe confirmando aquela impressão tem maior valor para ele do que outra contradizendo sua opinião – ainda que esta esteja baseada em dados insuficientes para uma avaliação consistente.
O problema com esse viés é que, ao pesquisar oportunidades de investimento, a pessoa pode acabar inadvertidamente procurando por informações que apoiem suas crenças iniciais e acabar ignorando ou atribuindo menor peso às informações que as contradigam. O resultado é uma visão parcial da situação que pode provocar decisões equivocadas, seja na seleção do investimento ou no timing para comprar/vender um papel ou entrar/sair de uma aplicação.